Correr é uma excelente atividade para manter a saúde em dia. Mas começar o exercício sem alguns cuidados pode ter efeito contrário e acarretar uma série de desconfortos e problemas. Confira as sete dicas do professor de educação física e sócio da BHapp Fit, no Rio, Bruno Leal, para quem quer colocar um tênis e sair por aí.
1 – Pegue mais leve no início
Comece com um treino mais leve, alternando corrida com caminhada. Exercite-se dentro do limite do conforto, pois não é necessário chegar ao ponto de respirar acelerado para valer a pena. Diminua a intensidade ou caminhe antes de isso começar a acontecer.
2 – Avaliação médica
Consulte seu médico para saber se está tudo bem com sua saúde. Às vezes, uma corrida intensa por semana pode representar uma sobrecarga cardíaca. Para uma experiência confortável, beba água (em torno de 400ml ) antes de correr. Se possível, leve uma garrafinha para se hidratar durante o treino.
3 – Atenção às dores
Dores na sola do pé, nos joelhos, no quadril e na coluna significam que alguma coisa está errada. Não continue a correr, caso sinta algum desses sintomas. Dores musculares costumam ser normais em um primeiro momento pós-treino. É comum, por exemplo, sentir dor na parte da frente da perna. Caso persista, pode ser uma tendinite.
4 – Contrate um profissional
Cuidado com a internet. A melhor opção é consultar um profissional para montar o seu treino. No site do Conselho de Educação Física (cref1.org.br), é possível conferir se o seu professor está em dia com a profissão.
5 – Um bom tênis
É importante comprar tênis especiais para corridas. Prefiro indicar os que são apropriados para cada tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra). Peça a ajuda de um profissional para saber qual é o melhor para você.
6 – A força importa
O treinamento de força é fundamental para afastar problemas. A prática de exercícios de musculação deixará o corpo mais forte para a corrida, o que ajuda muito a prevenir lesões.
7 – Cuidado com a competição
Somente se inscreva em corridas, mesmo as amadoras, se estiver realmente preparado. Em um ambiente competitivo, acabamos perdendo o controle da intensidade e aí passamos a arriscar a nossa saúde, sobrecarregando nosso organismo.
Fonte: O Globo