Sete dicas para quem quer começar a praticar corrida

Saiba o que é fundamental antes de entrar em forma correndo

 

Correr é uma excelente atividade para manter a saúde em dia. Mas começar o exercício sem alguns cuidados pode ter efeito contrário e acarretar uma série de desconfortos e problemas. Confira as sete dicas do professor de educação física e sócio da BHapp Fit, no Rio, Bruno Leal, para quem quer colocar um tênis e sair por aí.

 

1 – Pegue mais leve no início
Comece com um treino mais leve, alternando corrida com caminhada. Exercite-se dentro do limite do conforto, pois não é necessário chegar ao ponto de respirar acelerado para valer a pena. Diminua a intensidade ou caminhe antes de isso começar a acontecer.

2 – Avaliação médica
Consulte seu médico para saber se está tudo bem com sua saúde. Às vezes, uma corrida intensa por semana pode representar uma sobrecarga cardíaca. Para uma experiência confortável, beba água (em torno de 400ml ) antes de correr. Se possível, leve uma garrafinha para se hidratar durante o treino.

3 – Atenção às dores
Dores na sola do pé, nos joelhos, no quadril e na coluna significam que alguma coisa está errada. Não continue a correr, caso sinta algum desses sintomas. Dores musculares costumam ser normais em um primeiro momento pós-treino. É comum, por exemplo, sentir dor na parte da frente da perna. Caso persista, pode ser uma tendinite.

4 – Contrate um profissional
Cuidado com a internet. A melhor opção é consultar um profissional para montar o seu treino. No site do Conselho de Educação Física (cref1.org.br), é possível conferir se o seu professor está em dia com a profissão.

5 – Um bom tênis
É importante comprar tênis especiais para corridas. Prefiro indicar os que são apropriados para cada tipo de pisada (pronada, supinada ou neutra). Peça a ajuda de um profissional para saber qual é o melhor para você.

6 – A força importa
O treinamento de força é fundamental para afastar problemas. A prática de exercícios de musculação deixará o corpo mais forte para a corrida, o que ajuda muito a prevenir lesões.

7 – Cuidado com a competição
Somente se inscreva em corridas, mesmo as amadoras, se estiver realmente preparado. Em um ambiente competitivo, acabamos perdendo o controle da intensidade e aí passamos a arriscar a nossa saúde, sobrecarregando nosso organismo.

Fonte: O Globo

Veja também

Festa Junina 2022 no Itaguará

  Vai ser dias 17 e 18/06, sexta e sábado, a partir das 19h. VAI TER MUITA COMIDA TÍPICA, MUSICA BOA E DIVERSÃO PARA GAROTADA. Já começaram as vendas dos ingressos para o nosso ARRAIÁ… Venha se divertir! Valores 1° Lote (não sócios): Crianças até 6 anos: free Meia entrada:

Veja mais +

Atenção criançada, vem aí nossa Micareta Tropical!

  Dia 05/02 (domingo) das 10h às 14h. Vamos nos divertir e refrescar nas piscinas infantis com a turma da Brinquedoteca. Vai ter brincadeiras, música, frutinhas e muito “SPLASH…TCHIBUM” 💦   Atenção: Crianças menores de 4 anos precisam estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Regularize seu exame médico na Secretaria

Veja mais +

Cronograma da Obra do Parquinho

A construção de um parquinho infantil é um projeto esperado por todos, mas requer planejamento para garantir a segurança e a diversão das crianças. Este cronograma prévio foi elaborado pela

Veja mais +

Outubro Rosa no Itaguará

Workshops especiais para as nossas associadas! Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e

Veja mais +

Itaguará Folia 2024

  Prepare-se para três dias de pura diversão no Itaguará Folia, que acontecerá nos dias 11, 12 e 13 de fevereiro, das 16h às 22h. Atrações: Túnel de LED para

Veja mais +