Confira os bons resultados para o corpo que traz a musculação

Exercícios com peso devem ser orientados por profissional

Todo ano a história se repete. Nesta época, pouco para o início do verão, as academias de ginástica e musculação recebem dezenas de pessoas correndo atrás de resultados, para encontrar músculos desejados e desenvolver condicionamento físico. Elas desejam aliar saúde a um corpo mais definido.

 

 

Os exercícios de resistência – musculação, peso livre, ginástica localizada com carga, entre outros – estão entre os mais procurados e são tão importantes para a saúde quanto caminhar, andar de bicicleta e nadar.

Mas ainda há muito preconceito quando o assunto é musculação, tachada, muitas vezes, como uma prática que não é segura. “Pesquisas feitas por universidades de ponta nos Estados Unidos provam que os exercícios com peso bem orientados trazem benefícios para todo mundo, de adolescentes a pessoas com mais de 90 anos”, afirma José Maria Santarem, coordenador do Centro de Estudos em Ciências da Atividade Física (Cecafi), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além de ficar com um corpo muito mais bonito, a sua saúde será amplamente recompensada.

O professor Ronaldo Maja Júnior orienta o treinamento diário de musculação do estudante William Seiji - Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado
O professor Ronaldo Maja Júnior orienta o treinamento diário de musculação do estudante William Seiji – Foto: Álvaro Rezende / Correio do Estado

O professor Ronaldo Maja Júnior, da Academia Performance, de Campo Grande, concorda. Ele explica que a musculação é complementar a qualquer outro exercício que se queira fazer e é sempre muito bem indicada. “A musculação é bem procurada, seja por quem opta por modalidades dentro da academia ou por esportes em geral, porque todos buscam, também, a força muscular”.

Antônio Carlos, 23 anos, estudante de veterinária, percorre esse caminho desde 2014, quando começou a fazer exercícios em razão do bullying sofrido, por conta do sobrepeso. “Eu só queria saber de ficar comendo e jogando videogame. Isso afetou meu psicológico e, incentivado por um amigo, resolvi começar a academia. Não parei mais”, explica o jovem, que treina de terça a sexta-feira e a musculação é a parte que mais gosta. As aulas de boxe em duas datas da semana e jogos de futebol aos domingos complementam a agenda. “Não sou o ‘chato do rolê’, mas sei que devo queimar mais calorias do que ingerir. É matemática. Por isso, me permito um chocolate ou lanche de vez em quando”.

 

PERFEIÇÃO

O estudante destaca, porém, a perigosa busca por “perfeição” de corpos, com indivíduos que extrapolam a quantidade de exercícios e até buscam recursos perigosos. “A pessoa fica neurótica por causa da estética.

Além disso, tem a questão do gosto de cada um. Eu nunca pensei em fazer uso de medicamentos, porque alcancei meu objetivo, ganhei saúde e um corpo que me agrada. Caminhei sozinho e minha luta sempre foi com o meu psicológico. Venci isso”.

A maioria das pessoas acha que musculação é só para ficar musculoso e com corpo sarado, mas vai muito além disso. As pessoas precisam entender melhor os seus objetivos, sabendo qual a diferença de tonificação e hipertrofia muscular.

Na tonificação muscular, consegue-se aumentar a definição dos músculos sem adicionar volume excessivo. Já na hipertrofia muscular, há o aumento de massa magra e diâmetro dos músculos.

Segundo o professor Maja Júnior, a musculação deve ser aplicada de acordo com o objetivo de cada aluno, seja para definir o corpo, por estética ou pela simples busca de saúde. “A maioria que procura a academia vem em busca de hipertrofia para modelar o corpo; há os que preferem apenas defini-lo e, ainda – geralmente os mais velhos –, para melhorar a saúde”.

As mulheres, segundo ele, procuram a musculação visando a parte estética, principalmente o bumbum e tonificar a musculatura. “O homem quer ganhar mais massa muscular mesmo”, explica.

 

CARREIRA

De olho nos testes de aptidão física do concurso para o Corpo de Bombeiros, o estudante de enfermagem da UFMS William Seiji Yamauchi, 26 anos, começou a preparação muscular no início do ano. “Antes, eu nunca tinha feito nada muito regular em exercícios, só corrida. Nos últimos meses, meus objetivos têm sido ganhar resistência e massa muscular, pré-requisitos para enfrentar os testes das provas”.

Se antes, ele frequentava a academia três vezes por semana, nos últimos três meses, tem comparecido todos os dias. E os ganhos, segundo ele, são visíveis. “Antes de entrar na academia, não conseguia fazer os exercícios que serão pedidos nas provas, e hoje consigo fazer todos”.

Além destes ganhos, William contabiliza outros benefícios trazidos pela musculação diária. “Minha concentração nos estudos melhorou significativamente e o sono também. Além disso, tenho mais disposição para sair. Antes eu achava que ia me cansar muito. Mas não! E depois dos exercícios ainda corro de 5 a 6 quilômetros”. O estudante conta que já perdeu 10 quilos, que os indesejáveis pneuzinhos foram embora e que o corpo está mais definido. “Definido sem estar com aspecto de bombado. Eu queria a hipertrofia, mas sem me tornar um monstro”.

 

WHEY PROTEIN

Exercitar-se faz muito bem à saúde, e o uso correto e orientado por profissionais de uma suplementação pode ajudar – e muito – no ganho de massa e na perda de medidas. O que muita gente não sabe é que o uso do mais popular dos suplementos, o Whey Protein, tem diversos benefícios à saúde. E, para explicá-los, especialistas contam o que é mito e o que é verdade sobre a proteína do soro do leite. De acordo com Juliana Santos Brant, nutricionista clínica e esportiva, há pontos que precisam ser explicados. Ela cita alguns. “É mito que o Whey só serve para ganhar músculo, pois também fortalece o sistema imunológico.

É mito que ele engorda. Outro mito é quando falam que o Whey faz o cabelo cair. Ele é feito a partir da proteína do soro do leite de vaca e não há substância química que possa fazer mal aos cabelos ou ao couro cabeludo”.

O profissional de educação física Thiago Brumatti está acostumado a ver pessoas definirem os suplementos como “fórmula mágica” para hipertrofia. Ele explica as reais funções desse suplemento para o corpo, sobretudo para quem faz musculação.

“Essa mágica não acontece. O Whey Protein é comumente associado ao ganho de massa muscular e, apesar de ser um importante aliado, não é capaz de proporcionar grandes resultados se consumido sem a adequação da dieta como um todo”, revela.

O Whey Protein é a proteína do soro do leite, rico em aminoácidos essenciais (BCAA), o que o torna um importante aliado no processo de hipertrofia, já que proteínas são nutrientes indispensáveis para a recuperação celular. O suplemento ajuda na construção das fibras musculares microlesionadas durante o treinamento, assim como no seu aumento.

 

SAIBA

A obra “Anatomia Completa da Musculação”, publicada pela SportBook, poderá auxiliar os adeptos da musculação. Um Guia Ilustrativo prima pelo incremento da musculatura e da força – requisitos indispensáveis para otimizar a forma física, mas também para alcançar melhores rendimentos na vida diária, frear os sintomas do envelhecimento e obter um corpo funcionalmente equilibrado, esteticamente belo e, sobretudo, eficiente. São disponibilizados 84 exercícios acompanhados de um guia visual completo, com fotografias e ilustrações das estruturas anatômicas trabalhadas em cada um deles; capítulos organizados por região do corpo; e glossário de termos da área de musculação.

 

Fonte: www.correiodoestado.com.br

Veja também

É Black Friday no Itaguará! (ESGOTADO!)

Corra para aproveitar! De forma inédita o Itaguará entrou na onda da Black Friday e vamos oferecer uma condição imperdível de parcelamento para os últimos títulos proprietários disponíveis para compra direta através do Clube: título + taxa de transferência em até 12x no CARTÃO DE CRÉDITO. Mas, atenção: – condição

Veja mais +

Edital Convocação – Reunião Ordinária Conselho Deliberativo 2022

  Pelo presente, em atendimento ao Estatuto, e em cumprimento aos artigos abaixo especificados, ficam Convocados Vossas Senhorias (Conselheiros, Diretores, Membros das Comissões), bem como Convidados Associados, para Reunião Ordinária, que será realizada na Sede Social, localizada à Praça 13 de Maio, n. 90, nesta cidade, no próximo dia 01

Veja mais +