Desenvolvimento infantil passa pela prática esportiva

A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, a partir de 6 anos, as crianças acumulem pelo menos 60 minutos de exercício por dia
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, a partir de 6 anos, as crianças acumulem pelo menos 60 minutos de exercício por dia (Foto: Reprodução)
A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, a partir de 6 anos, as crianças acumulem pelo menos 60 minutos de exercício por dia (Foto: Reprodução)

 

A prática de esportes é recomendada por especialistas para o desenvolvimento do corpo e da mente e o incentivo deve começar na infância. O educador físico José Roggero explica que, na infância, o esporte é essencial para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sócio-afetivas.

Ele diz que, cada vez mais, as academias têm investido em programas direcionados às crianças, justamente para atender a essa demanda. “São aulas lúdicas, com profissionais treinados para lidar com as necessidades dessa faixa etária. Enquanto os pais treinam, os filhos também gastam energia”, frisou.

A orientação geral é para que as crianças comecem a praticar algum tipo de atividade a partir dos 3 anos. A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda que, a partir de 6 anos, as crianças acumulem pelo menos 60 minutos de exercício por dia. “Com 3 anos, não significa que deva ser exercícios complexos. Brincadeira como pega-pega, que a criança precisa correr, pode ser uma alternativa. Conforme a criança for crescendo, é essencial o acompanhamento de um profissional de educação física”, aconselhou o coordenador da Fórmula Academia.

Segundo Roggero, a prática de atividade física desde a infância pode prevenir diversas doenças, como a obesidade, que tem se tornado uma epidemia em todo o mundo, inclusive entre as crianças. Conforme o último relatório da Organização Mundial da Saúde, estima-se que exista, no mundo, 41 milhões de meninos e meninas menores de 5 anos com sobrepeso e obesidade.

Um dos riscos decorrentes da obesidade em crianças é o desenvolvimento de doenças crônicas associadas a ela, como diabetes e hipertensão, em idades ainda precoces. Outras doenças também podem afetar as condições metabólicas, cardiovasculares, ortopédicas e hepáticas. “É uma questão grave que deve ser acompanhada com atenção pelos pais”, destacou.

Outro aspecto importante do exercício físico é o social, já que muitos esportes precisam da interação com outras crianças. É neste momento que elas desenvolvem relações e aprendem a conviver em grupo. “Com o avanço da tecnologia, as crianças acabam passando muito tempo usando computador, celular e brincando em jogos eletrônicos, deixando de interagir com as outras. Estimular que elas fazerem esporte é uma forma de ajudá-las a se movimentar, mas, também, de se relacionar com o próximo”, ressaltou.

 

Fonte: Da Redação / [email protected]

Veja também

1° Festival de Judô no Itaguará

  Vem aí nosso 1º Festival de Judô!  No sábado (02/12), a partir das 09h, o clube irá sediar nosso 1º Festival de Judô aberto para academias convidadas. Nossos judocas vão brilhar em nossos tatames mostrando um pouco do que aprenderam nesse ano esportivo tão construtivo! Confira nossa programação: Das

Veja mais +

Atenção: A pandemia do Coronavírus ainda não terminou

  Atenção Associados A pandemia do Coronavírus ainda não terminou. Como sabem, infelizmente os casos positivos estão aumentando pelo mundo e simultaneamente o país enfrenta o surto de Influenza (gripe). Por esse motivo, reforçamos que é fundamental que continuemos nos cuidando e cuidando do próximo. Precisamos continuar atentos e firmes

Veja mais +

Análises de Água

Esclarecemos que o controle da potabilidade da água destinada ao consumo humano no Itaguará Country Clube é realizado em periodicidade trimestral, por meio de análises laboratoriais específicas. O laudo técnico

Veja mais +